85 3045-9947 Rua Padre Pedro de Alencar, 221 – Messejana – Fortaleza-CE. Acesso ao portal EAD
Olá visitante, registre-se ou faça seu login

Nossos Cursos

Não espere muito tempo para dar uma engrenada no seu futuro, planeje uma carreira de sucesso através de um de nossos cursos profissionalizantes! 

Mais de 70% dos trabalhadores, autônomos e com carteira assinada, se profissionalizaram antes de procurar vagas no mercado de trabalho. Faça como eles! A DATA CENTER CURSOS E TREINAMENTOS tem os melhores e mais atuais cursos. Não disperdice esta oportunidade, capacite-se!

INSCREVA-SE AGORA MESMO EM QUALQUER UM DE NOSSOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES E APROVEITE!

Bombeiro Civil

Professor: Data Center
Categoria: Profissionalizantes
https://www.datacenter.emp.br/imagens/uploads/imgs/cursos/823x341/banner_curso_bombeirocivil.jpg
MATRICULAR
14 participantes
INÍCIO DO CURSO: 08/06/2019 e 09/06/2019 das 08h as 12h
250 horas | 13 Meses

Descrição do Curso

Com pista de treinamento próprio, nosso Curso de Formação de Bombeiro Civil tem uma carga horária de 250 horas. Todo treinamento segue rigorosamente os padrões estabelecidos pela norma técnica ABNT-NBR: 14.608 e obedece aos critérios determinados pela LEI FEDERAL 11.901.  Nossos professores possuem proficiência, cada um em sua área de atuação, e nossos alunos fazem provas práticas e teóricas, além de serem submetidos a um rigoroso treinamento disciplinar.

Módulos

Históricos e estatísticas de incêndios da região e de outras localidades . Aspectos legais (normas, regulamentação e legislação em todas as esferas governamentais pertinentes) relacionadas à responsabilidade do bombeiro profissional civil. Os quatro elementos formadores da combustão, as formas de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidade extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o Flashover, o Backdraft, o Blave e o Boil Over.

Os conceitos gerais de prevenção, educação e proteção contra incêndio, noções de proteção passiva e proteção ativa, isolamento de risco, compartimento vertical e horizontal, noções de resistência das estruturas e dos materiais ao fogo, e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os equipamentos fixos e portáteis de combate a incêndio, saídas de emergências, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga, sistema de iluminação de emergência, elevadores de segurança, meios de aviso, detecção e alarme de incêndio e sinalização de emergência.

Demonstrar os principais procedimentos para o funcionamento de sistema de meios de fuga: saídas de emergência, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga: dos sistemas de iluminação de emergência, do elevador de segurança, dos meios de aviso, detecção e alarme de incêndio, da sinalização de emergência.
As principais técnicas de busca e exploração de área em sinistro, ventilação natural ou forçada (pressão negativa, venturi e positiva), entradas forçadas, resgate de vítimas, confi namento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipos de jatos de água (neblina, cone de força e sólido), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio. Demonstrar a montagem de uma linha direta  de combate a incêndio, a partir de um hidrante e ou viatura, linha adutora e linha siamesa . Demonstrar o uso de linha de água para ataque direto, ataque indireto e ataque combinado.

Demonstrar as principais técnicas de busca e exploração da área em sinistro, ventilação natural ou forçada, (pressão negativa, venturi e positiva), entradas forçadas, resgate de vítimas, confinamento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipos de jatos de água (neblina, cone de força sólido), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio. Demonstrar a montagem de uma linha direta de combate a incêndio, a partir de um hidrante e/ou viatura,  linha adutora e linha siamesa. Demonstrar o uso de linha de água para ataque direto, ataque  indireto  e ataque combinado.

Os tipos e a operação de: extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó BC, pó ABC, CO2, halotrom etc.),  hidrantes:  (predial, de coluna e subterrâneo), mangotinho, mangueiras de incêndio (tipo I, II, III, IV e V), chaves de mangueira (simples e mista), redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível, barrilete, esguichos (de jato sólido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).

Demonstrar na prática a operação de: extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó BC, pó ABC, CO2, hologram e etc), hidrantes (predial, de coluna e subterrâneo), mangotinho, mangueiras de incêndio (tipos I, II, III, IV e V), chaves  de mangueira (simples e mista), redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível, barrilete, esguichos (do jato sólido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).

Os equipamentos e os principais procedimentos de emergências para o correto funcionamento de bombas (elétricas e a combustão), chuveiros automáticos (sprinklers) e sistemas fixos de combate a incêndio (com espuma mecânica, gases e etc.), como transportar e armar uma escada prolongável, conhecer como operar no mínimo as seguintes ferramentas de corte, arrombamento e remoção (machado, machado-picareta, corta-a-fio, croque, alavanca simples, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e tração), conhecer lanternas e refletores portáteis para iluminação, conhecer o emprego de uma lona para salvatagem.

Demonstrar na prática o conhecimento dos equipamentos e os principais procedimentos de emergência para o correto funcionamento de bombas (elétricas e a combustão),
chuveiros automáticos (sprinklers) e o sistema fixos de combate a incêndio (com  espuma mecânica, gases e etc.). Demonstrar na prática como transportar e armar uma escada prolongável, como operar ferramentas de corte, arrombamento e remoção (machado, machado-picareta, corta-a-fio, croque, alavanca simples, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e traça), como operar lanternas e refletores portáteis para iluminação, como usar uma lona para salvatagem.

Conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros-socorros para nível equivalente a Bombeiro Profissional Civil. Conhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, número de vítimas e os procedimentos de biossegurança. Conhecer os procedimentos para acionamento dos serviços públicos e privados de socorro de vítimas e as ações para localização dos hospitais de referência nas proximidades do local de trabalho. Conhecer os procedimentos para o planejamento das ações conforme definido previamente no plano de emergência da planta. Conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, número de vítimas e o exame físico destas. Conhecer os sinais e sintomas de obstrução em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes. Conhecer as técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês.

Avaliar e reconhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, número de vítimas e o exame físico destas. Conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes, e promover a desobstrução. Praticar as técnicas de RCP.

Conhecer e utilizar os equipamentos semiautomáticos para desfibrilação externa precoce, conhecer os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento, conhecer as técnicas hemostasia, aplicar as técnicas de prevenção e tratamento do estado de choque. Aplicar as técnicas de contenção de hemorragias, conhecer as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações. Identificar os tipos de ferimentos localizados. Conhecer os tipos (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiro, segundo e terceiro) das queimaduras.

Aplicar as técnicas de imobilizações, aplicar os cuidados específicos em ferimentos. Aplicar as técnicas e procedimentos de socorro de queimaduras. Aplicar as técnicas de atendimento.

Reconhecer AVC (Acidente Vascular Cerebral), dispneias, crises hiper e hipotensiva, IAM (Infarto agudo do miocárdio), diabetes e hipoglicemia. Conhecer as técnicas de transporte de vítimas clinicas e traumáticas com suspeita de lesão na coluna vertebral, aplicar as técnicas de movimentação, remoção e transporte de vítimas.

Conhecer as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta. Conhecer as ações de avaliação, zoneamento, triagem e método start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas. Conhecer a reação das pessoas em situações de emergências e a administração do estresse após incidentes críticos para os profissionais de emergência, aplicar na prática as técnicas que envolvam múltiplas vítimas.

Conhecer os princípios de funcionamento de um elevador e as emergências específicas, conforme recomendações de cada fabricante de elevador. Conhecer os principais riscos no pouso de helicóptero e os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas. Conhecer as principais recomendações de u plano de emergência, relativas a uma emergência contra incêndio, hostilidades em casos de ameaças de bombas e terrorismo, uma emergência de abandono de área em uma planta, conforme a ABNT NBR 15219.

Demonstrar os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas

Conhecer as normas e procedimentos para resgate de vítimas em espaço confinados, aplicar as técnicas e os equipamentos para resgate de vítimas em espaços confinados.

Conhecer as técnicas para resgate de vítimas em altura, aplicar as técnicas e utilização dos equipamentos para resgate de vítimas em altura.

Conhecer as principais atribuições do bombeiro profissional civil estabelecidas nesta norma. Conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados. Conhecer o código alfabeto fonético. Conhecer o código de pronúncia de números. Conhecer os procedimentos de inspeção preventiva. Conhecer um relatório padronizado de acompanhamento de trabalhos de risco, de inspeções e de acidentes. Conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme normas brasileiras especificadas para cada tipo de extintor. Conhecer como são realizados os teste de abertura e vedação de um hidrante predial. Conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023. Conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers) . Conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme as normas ABNT NBR 11861 e ABNT NBR 12779. Conhecer os procedimentos para acionar os serviços públicos locais de atendimento a emergências (Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Polícia, Agência Ambiental e/ou outras de responsabilidade local) . Conhecer os tipos de para-raios e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores. Conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão. Conhecer os geradores, conjuntos motobomba e moto-ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva. Conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) e procedimentos de emergência.

Demonstrar na prática como operar os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados, usando o código alfabeto fonético e o código de pronúncia de números, exercitar o preenchimento de relatórios padronizados de acompanhamento de trabalhos de risco, de inspeções e de acidentes. Demonstrar na prática como são realizados os testes de abertura e vedação de um hidrante predial, exercitar o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023. Demonstrar na prática os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers).

Conhecer os equipamentos de proteção individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco, membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro, em conformidade com as normas brasileiras específicas para combate a incêndio, nacionais e na falta de normas brasileiras, adotar as normas internacionais. conhecer e saber a origem e os riscos de exposição a no mínimo os seguintes tipos de gases: asfixiantes: gás liquefeito de petróleo (GLP), gás metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e acetileno, gases tóxicos: monóxido de carbono (CO), sulfídrico (H2S) e cianídrico (HCN) e gases irritantes ou corrosivos: amônia (NH2) e cloro. Conhecer as características de atmosfera insalubre por concentração de O2. Conhecer a utilização e a higienização e limpeza dos seguintes equipamentos de proteção respiratória: máscaras filtrantes e conjunto de máscara autônoma de ar respirável e máscara dedicada para vítima (carona), saber calcular a autonomia do conjunto mascara autônoma. Conhecer e saber identificar a finalidade dos dados impressos nos cilindros de ar respirável.

Vestir os EPI e EPR. Demonstrar a utilização (montar o equipamento, equipar-se e deslocar-se com e sem vítima, demonstrar o equipamento), higienização e limpeza dos equipamentos de proteção respiratória, exercitar o cálculo da autonomia do conjunto máscara autônoma.

  • Defesa Civil;
  • TAF (Teste de Aptidão Física)
  • Eletricidade;
  • Vistorias e Projetos;
  • Incêndio Florestal;
  • Comunicação (Rádio);
  • Aulas de Campo (Subida da serra da Aratanha);
  • Visitas Técnicas.

Conhecer a legislação que regulamenta a identificação, transporte, armazenamento, manipulação e as emergências envolvendo produtos perigosos. Conhecer as classes de riscos, os sistemas de identificação, painel de segurança, rótulo de risco, ficha de emergência e FISPQ. Conhecer e saber consultar o manual de emergências com produtos perigosos da ABIQUIM/PRÓ-QUÍMICA.

Conhecer os equipamentos de proteção individual e respiratória de nível A, B e C específicos para atendimento a produtos perigosos. Conhecer o sistema de organização da área do sinistro em zonas de segurança, apoio e de acesso limitado (quente, morna e fria). Conhecer os equipamentos e métodos de contenção e confinamento de derramamento de produtos perigosos. Conhecer as técnicas de resgate de vítimas contaminadas por produtos perigosos e descontaminação de vítimas e ambientes.

Demonstrar na prática o conhecimento dos equipamentos de proteção individual e respiratória nível A, B e C, específicos para atendimento a produtos perigosos. Demonstrar na prática a aplicação e utilização de barreiras de contenção, absorção, mantas absorventes, matérias adsorventes e absorventes orgânicos. Demonstrar na prática as técnicas de resgate de vítimas contaminadas e descontaminação de vítimas e ambientes.

Conhecer os conceitos e ferramentas para melhorar a percepção e a identificação dos perigos, bem como análise e avaliação de riscos e sua consequência minimização ou eliminação. Discutir os riscos específicos e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos de planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, indústria química, indústria metalúrgica, depósito e local de reunião pública.

Participar de visita supervisionada pelo instrutor em no mínimo um dos seguintes tipos de planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, indústria química, indústria metalúrgica, depósito e local de reunião pública.

Avaliações

5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas
Vionei Ribeiro Diniz
Bom dia, quantas horas seriam na modalidade EAD o curso de bombeiro civil, sou Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem com graduado em segurança do trabalho, com curso de gestão de segurança contra incêndio, brigadista, socorrista entre outros. Desta forma necessito o titulo de bombeiro civil, fui brigadista de uma multi nacional, trabalhei no SAMU atualmente funcionário publico.
Aline monte
Vocês encaminha para trabalho
francisco cledovaldo silva da costa
gostaria de saber se quando terminar o curso averá encaminhamento para setor de emprego
Administrador
ATENÇÃO! Informações sobre valores, turmas ou horários entrem em contato com a nossa central 85 3045-9947 ou pelo nosso WhatsApp 85986034602
Tiago dos santos lima
Quero saber o valor do curso bobeiro civil
Aureliano Alves de Morais
Boa tarde... Por favor, gostaria de saber o valor do curso de Bombeiro Civil.
Zulene Sousa
Qual o valor do curso?
Alberto
Vocês Só Tem Curso Profissionalizantes, Ou Tem Algum Técnico ?
Mariane
Qual o valor dos cursos ??
Glaudson Gonçalves
valores dos cursos em especial o de bombeiro civil e de socorrista por gentileza.
fabio lima
como faço para me escrever no curso de bombeiro civil
Pedro Igo Tavares
Como faço para participar do curso qual a mensalidade
Silviane
Olá, gostaria de saber em quantos meses dura o curso, quando será a próxima turma e qual o valor do curso
Joao Pedro
É OBRIGATORIO ENSINO MEDIO COMPLETO PARA FAZER O CURSO DE BOBEIRO CIVIL?
Derlano Gomes
Quero participar
Jackson
Boa noite gostaria de saber valores, duração de curso e dias do curso
Administrador
Pessoal, informações pode ligar para 85 3045-9947 ou falar no WhatsAPP 95 98603-4602
Grasiele martins
Gostaria de saber o valor do curso, se o pagamento é a vista ou aceita cartões de crédito. e a documentação exigida para a iscriçao.
Jocileuda Mendes.
Quanto é a mensalidade?
Lucas Luan Brito de Sousa
Boa tarde, gostaria de saber a respeitodo valor do curso, formas de pagamento e se tem somente no sábado. Grato pela atenção.
cleidiane lucatelli
Boa Noite.Tenho interesse em fazer o curso.Portanto gostaria de saber o valor do curso, e se disponibiliza a carteirinha de estudante? estudante
Augusto
Gostaria de saber maiores informacoes sobre o Curso de Bombeiro Civil. Valor, duracao...
jefferson barbosa
pretendo fazer esse curso e queria saber o valor do curso
Matheus Duarte Jucá
Boa tarde, queria saber o inicio das turma de 2018 ,valores ,forma de pagamentos etc...... o que é preciso para iniciar o curso se possível queria realiza-lo no centro do maracanau.
Marcos Roberto Menezes Santana
Gostaria de receber valor do curso, e forma de pagamento no cartão.
Administrador
Elizabeth Samara, surgiro que entre em contato com nosso WhatsApp 85 98603-4602, fixo 85 3045-9947 ou envie um email para nos em nossa sessão de contato.
Elizabeth Samara
horário, valor do curso, e se esta disponível do curso deste já agradeço.
Marcos Paulo
Eu fiz esse curso na data center, muito bom!

Deixe seu avaliação

Sua avaliação: